Neste domingo (21 de junho), a Igreja Católica celebra o Dia Nacional do seminarista e faz memória a São Luís Gonzaga, patrono da juventude e dos seminaristas. Luís foi um jovem nascido na Itália, em 1568, em uma família nobre, que soube responder com generosidade ao chamado de Deus, dedicando a própria vida à santidade, ao serviço e ao amor ao próximo.
Luís renunciou às riquezas e aos títulos para ingressar na Companhia de Jesus. Ele faleceu em 1591, aos 23 anos, após contrair tifo ao dedicar sua vida a servir os doentes durante uma epidemia em Roma. Pelo testemunho de pureza, entrega e fidelidade à vocação, São Luís Gonzaga é reconhecido como o padroeiro dos seminaristas, inspirando aqueles que se preparam para o ministério sacerdotal.
Na Paróquia Bom Pastor Praia o seminarista Rhandeo Chagas faz a experiência de Síntese Vocacional do Seminário Nossa Senhora da Penha, desde fevereiro, na rotina das atividades da Paróquia.

Este é um dia para recordar a memória litúrgica de São Luís Gonzaga e dar graças a Deus pelo dom da vocação e por todos aqueles que, respondendo ao chamado do Senhor, dedicam a própria vida ao discernimento e à preparação para o ministério sacerdotal.
Em cada etapa de formação, os seminaristas são convidados a configurar os seus corações ao de Cristo, moldando-se pela oração, pelo estudo, pela vida comunitária e pelo serviço ao povo de Deus.

Reze por todos os seminaristas do Brasil e do mundo, para que sejam fortalecidos na fé, pela graça de Deus, e consigam perseverar com alegria no caminho da formação. Que cada momento de estágio seja, no futuro, memória de pastores segundo o coração de Cristo.
Neste dia, toda a Igreja deve rezar pelos seminaristas e por suas novas vocações. Que o Senhor continue chamando jovens dispostos a deixar tudo para segui-lo. E que Nossa Senhora da Penha os acompanhe em suas caminhadas.


