Oceanos Livres dos Plásticos

Oceanos Livres dos Plásticos

A visão de qualquer projeto dentro de uma comunidade cristã católica busca acima de tudo agradar a Deus, ou seja, busca dentro das atividades do projeto cumprir a vontade divina. Isso é um ponto fundamental para nosso projeto, pois explica todos os frutos que ele já deu.

Temos a sensação que o projeto de reciclagem do plástico veio preencher um vazio no coração de muitos fiéis, pois apesar de algumas campanhas da fraternidade voltadas para ecologia, ainda não tinha iniciado projetos concretos. Com aprovação e incentivo do nosso pároco, Padre Edemar Endringer, em janeiro de 2020 tivemos nossa primeira reunião e criação do Comitê local. Logo em seguida ganhamos um grande suporte para servir de depósito do plástico (já era a graça de Deus agindo). Antes da inauguração fizemos alguns treinamentos de tipo e separação dos plásticos, além de campanhas para divulgação do projeto. Mas o começo do projeto foi adiado por conta da Pandemia e apenas em setembro de 2020 conseguimos iniciar o projeto.

De pouco em pouco fomos aumentando o número de voluntários e a quantidade de plástico reciclado.

Notamos que o projeto não impacta somente os membros da paróquia, mas toda a região no entorno. O projeto mobilizou pessoas de outros bairros a levarem seu plástico até nosso suporte e também católicos de outras paróquias para trabalhar como voluntários no projeto.

Desde o princípio sempre consideramos que o projeto não era apenas para as pessoas irem colocar o plástico, fechar a bag e pronto. Sempre tivemos o pensamento que algo a mais seria necessário, que fazer apenas isso não seria a vontade divina, pois não haveria envolvimento, mudança de consciência e, principalmente, o sacrífico para oferecer a Deus. É principalmente por acreditar estar fazendo a vontade de Deus, de poder oferecer a Ele toda dificuldade, todo sofrimento, todo o tempo, que os voluntários passam horas durante a semana separando o material que chega até nós.

Existe uma atmosfera muito boa durante a separação também. Novas amizades são formadas, novo conhecimento é partilhado, mudanças na consciência, novas ideias vão surgindo junto com boas risadas. Para muitos, apesar de todo o esforço físico, é um momento especial, como uma terapia!

Já fizemos um Terço com garrafas PET, já reciclamos brinquedos para doar a crianças carentes, já demos outras utilidades para alguns materiais. E assim nosso projeto vai sendo conduzido, pela graça de Deus e pelas mãos de tantos voluntários. Que Deus continue sempre motivando, atraindo e animando os voluntários e que seja feita sempre a Sua vontade. Que este projeto seja uma obra de santificação para nossa Paróquia.

Ao longo de 4 anos mais de 30 voluntários já se envolveram e mais de 40 toneladas de plásticos foram recicladas! No nosso projeto o plástico que iria para os oceanos se transformou em plástico social, com compras de cestas básicas, ajuda a creches, asilos, conventos, …

Venha ser um voluntário também!!

Compartilhar:

Publicidade

Banner Oceanos Livres

Anterior
Próximo