Missa da Família: uma oportunidade de união, oração e fortalecimento da fé

Missa da Família: uma oportunidade de união, oração e fortalecimento da fé

A Missa da Família já faz parte do calendário da Paróquia Bom Pastor e a cada celebração Eucarística que acontece na terceira sexta-feira de cada mês, a exaltação da importância desta que é o berço das vocações. As famílias, unidas na Santa Missa agradecem a Deus pela Sagrada Família, inspiração para todos que se esforçam para progredir na paz, solidariedade e união.

De acordo com a coordenadora da Pastoral Familiar, Carolina Monteiro Marques, a Missa da Família acontece na Paróquia Bom Pastor desde quando ela ainda era comunidade. Toda terceira sexta-feira do mês, entre 30 e 40 famílias participam da Divina Liturgia.

“Tudo começou com a Andréa e o Gabriel, que iniciaram este lindo projeto de evangelização das famílias. Atualmente, eles continuam servindo na missa através da animação e da música. Já a organização fica sob responsabilidade do ECC (representado pelo casal pós Encontro) e da Pastoral Familiar”, relembra e explica Carolina.

Segundo Papa Francisco, em cada sociedade, as famílias geram paz, porque ensinam o amor, o acolhimento e o perdão, que são os melhores antídotos contra o ódio, o preconceito e a vingança que envenenam a vida de pessoas e comunidades.

Enviando o seu Filho ao mundo para viver com Maria e José, Deus nos mostra que a família é um dom que ele nos oferece para ser cuidado por todos com amor. A Sagrada Família deve ser exemplo para as famílias católicas nestes tempos atuais.

“Ela é exemplo de doação sem medidas. É exemplo de obediência ao chamado de Deus e mais do que tudo, exemplo de amor e coragem”.

Para a coordenadora da Pastoral Familiar, ser família é um dom, é escolha e também uma questão de decisão.

“Não é fácil viver o matrimônio e a paternidade porque isso exige doação e entrega. Atualmente o mundo prega o egoísmo e individualismo e infelizmente muitas famílias se destroem nesta busca de cada um se realizar como indivíduo e para isso “esquecem” das necessidades dos que lhe cercam. Seguir a vocação do matrimônio exige escolha e decisão”, diz.

Uma decisão que mantém o berço da fé intacto e inabalável quando colocada aos pés de Jesus. Provérbios 22:6 diz: “Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar.”

“Quando ensinamos em casa e em família a vivência da fé, mesmo que com as tribulações e dificuldades da vida, essa fé sempre será ardente. E não existe melhor testemunho do que o exemplo. Pais que vivem a confiança no Senhor ensinam os seus filhos a confiarem também”, finaliza Carolina Monteiro Marques.

Em um mundo com tanta interferência ruim, com tanta banalização do matrimônio e das relações parentais, ter a casa fundada sobre a rocha faz toda a diferença. Não existe momento de intimidade maior para uma família do que a prática da oração familiar. É o momento de nós nos apresentarmos ao Senhor enquanto família e ali nos prostramos à Sua vontade. (Carolina Monteiro Marques)

Pascom Paróquia Bom Pastor

Compartilhar:

Relacionados

Outras categorias

Publicidade

Anterior
Próximo