Corpus Christi: O Mistério da Eucaristia
A festa, oficialmente celebrada desde o século XIII, nos leva a refletir sobre a importância da Eucaristia.
Ontem foi celebrado o dia de Corpus Christi , um dos princípios mais importantes da fé católica: o sacramento da Eucaristia. O nome, que vem do latim, pode ser traduzido para “Corpo de Cristo”, justamente em referência ao momento do sacramento da Eucaristia, onde a hóstia e o vinho viram em sua essência o Corpo e o Sangue de Cristo. A celebração da Eucaristia por sua vez remonta à Santa Ceia, onde Jesus ceia pela última vez com seus apóstolos e quando diz estarem partilhando de seu corpo e seu sangue, deixa a ordem: “Fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:19). Portanto, além do sacramento da Eucaristia já ser em memória de Jesus, a data de Corpus Christi serve para celebrarmos o mistério eucarístico e sua importância dentro da nossa fé.
Mas afinal, qual é a origem de Corpus Christi?
A festa surgiu no século XIII, mais precisamente no ano de 1264, oficializada pelo papa Urbano IV. A criação da comemoração foi resultado de fortes influências de relatos que chegaram até o papa. A primeira vem de Juliana de Mont Cornillon, uma freira belga nascida em Liége em 1193. Relatavam que, durante anos, ela tinha sonhos e visões que traziam mensagens sobre a importância da criação de uma festa que celebrasse o mistério da Eucaristia e relembrasse sobre a importância do momento. Inicialmente, tais relatos impactaram o bispo da diocese de Liége, chamado Roberto de Thourotte, que autorizou uma comemoração para 1247. Porém, os relatos da freira Juliana também impactaram o arcediácono de Liége, chamado Jacques Pantaleón. Jacques seria entronizado em 1261, adotando o nome de papa Urbano IV.
A segunda influência que levou a criação da comemoração foi o relato de um milagre. A história indica que um padre da região da Boêmia, chamado de Pedro de Praga, também influenciado pelas histórias dos sonhos de Juliana de Mont Cornillon, fez uma viagem até Roma para conversar com o papa justamente sobre a Eucaristia. Na volta para a Boêmia, o padre parou na cidade italiana de Bolsena, onde celebrou uma missa. Durante a consagração da Eucaristia, a hóstia verteu-se em sangue. O episódio ficou conhecido como o Milagre de Bolsena e a história chegou até o papa, que pediu que os objetos fossem trazidos até Roma, em uma grande procissão. Em 1264, foi emitida a bula papal de nome “Transiturus de hoc mundo”, na qual foi instituída a festa conhecida como Corpus Christi, que obrigatoriamente deve ser comemorada em uma quinta-feira (pois a Santa Ceia ocorreu em uma quinta), a exatos 60 dias após a Páscoa, depois do Domingo da Santíssima Trindade.
Corpus Christi em nossa Paróquia
Ontem em Nossa Paróquia ocorreu a Missa de Corpus Christi, juntamente com a arrecadação de alimentos para as famílias que mais necessitam nesse momento que estamos vivendo, confira abaixo alguns registros desse momento tão importante para nós católicos.