Crianças, adolescentes e jovens da Bom Pastor participam da Jornada Vocacional

São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas e acólitos é celebrado pela Igreja no dia 15 de agosto. Este ano, para comemorar a data a Arquidiocese de Vitória organizou a Jornada Vocacional, no dia 05 de agosto, um Encontro Arquidiocesano de Coroinhas e Cerimoniários no ginásio Dom Bosco, Faculdade Salesiana, em Vitória. O encontro reuniu mais de 2.500 crianças, adolescentes e jovens que participaram do evento, que também deu início a programação do Mês Vocacional.

De acordo com o coordenador Arquidiocesano dos Coroinhas e Cerimoniários, padre Ruan Coutinho Cruz, é necessário ressaltar a importância dessa representatividade e de como esses jovens são uma força de apoio no serviço da evangelização.

“Eles são uma força tão grande na evangelização da nossa Igreja. Quase todas as nossas comunidades têm pelo menos um coroinha. As nossas paróquias possuem muitos cerimoniários. Isso é a oportunidade que Deus dá para que, desde pequenos, eles se acostumem e aprendam a colocar a sua vida à disposição de Jesus e do seu Reino. Preparamos com muito carinho esse encontro que teve alegria, adoração, quiz, show, para celebrar essa missão tão importante na vida da Igreja”.

A cerimoniária Sthefany Queiroz destaca que a abertura do mês vocacional aconteceu de forma alegre, com momentos especiais de muita oração, união, partilha e aprendizado entre todos os participantes do evento.

“Que Deus continue abençoando o chamado e o servir de cada um para que cada dia mais possam estar mais perto de Jesus. Agradecemos a todos que se colocaram à disposição para a preparação desse encontro. Em especial, queremos agradecer ainda ao padre Edemar Endringer e à nossa paróquia Bom Pastor Praia da Costa, que nos incentivaram e apoiaram a participar desses momentos especiais que esse evento promove”, explica Sthefany.

Diversas paróquias estiveram representadas por seus coroinhas, acólitos e cerimoniários. Além disso, os coordenadores das equipes nas paróquias, familiares e padres de algumas paróquias e da Arquidiocese de Vitória fizeram parte desse encontro. O bispo auxiliar Dom Andherson Franklin e o padre Gudialace Oliveira também fizeram questão de estar nesse encontro e tiveram participação especial cantando, interpretando canções e louvores junto com todos os participantes que estavam no ginásio.

Sthefany Queiroz também afirmou que essa Jornada Vocacional é uma oportunidade única de reunir crianças, adolescentes e jovens cristãos de toda a Grande Vitória. Ela acredita que esse evento é elaborado com o único propósito de fortalecer na fé e ajudar crianças, adolescentes e jovens a crescerem como discípulos missionários de Jesus Cristo e nos servir a Deus. E, para isso, ela destaca a dedicação, o carinho e toda a entrega do coordenador Arquidiocesano dos Coroinhas e Cerimoniários, padre Ruan.

“Obrigada padre Ruan, pela sua dedicação, por ter realizado esse encontro e por todo amor que depositou para que esse encontro acontecesse. Foi algo surreal e muito de Deus. Muito obrigada pelo seu sim e por pensar com tanto carinho. Sua vocação é uma bênção para nós! Conte com as nossas orações!”, complementou a cerimoniária.

Para ser coroinhas, meninos e meninas entre 7 e 15 anos de idade podem se candidatar. Coroinhas usam vestes brancas e vermelhas. Já para ser cerimoniários(as), os candidatos devem ser jovens de 15 a 23 anos. Os cerimoniários usam as vestes brancas e pretas. Quem quiser entrar para a equipe basta procurar a coordenação da equipe ou a secretaria paroquial para saber sobre as formações e ter detalhes e outras informações.