Dia de São José Operário inicia o mês de maio

Dia de São José Operário inicia o mês de maio

O dia 1º de Maio é a data em que se comemora o Dia de São José Operário. A figura de José representa e remete ao pai de Jesus aqui na Terra e ao esposo de Maria, que também era um homem trabalhador, honesto, fiel e dedicado. Portanto, o Santo é considerado e celebrado como padroeiro por trabalhadores em diversos países desde 1955, quando o Pio XII instituiu a festa de “São José Operário”.

Naquela época, a ideia era oferecer um protetor aos trabalhadores. Além disso, era necessário dar um sentido cristão à “festa do trabalho”. Tendo em vista que a maioria das nações celebra a festa mundial do dia 1º de maio, atualmente a comemoração já é considerada uma memória facultativa em alguns países e regiões.

A figura de São José, se destaca pelo histórico de um homem operário honesto e temente a Deus, um grande artesão de Nazaré, que aceitou a missão concedida a ele para orientar Jesus, o Filho de Deus e Salvador do homem, em todo o tempo em que estivesse presente na participação da condição humana Cristo aqui na Terra.

São José hoje é considerado e chamado de padroeiro universal em algumas igrejas, como são os casos da Igreja Ortodoxa, da Igreja Anglicana e da Igreja Católica. Muitos também o denominam como o Santo que é o “Padroeiro dos Trabalhadores”, por considerarem a dedicação paterna ao filho de Deus, a sinceridade de seu temor a Deus e a fidelidade que rendeu ao enlace com Maria, sua esposa, e à família que construíram juntos com as bênçãos de Jesus.

De acordo com o Vaticano, São José representa a dignidade do trabalho humano, dever e perfeição do homem, exerce seu domínio sobre a Criação, prolonga a obra do Criador, presta serviço à comunidade e contribui para o plano de salvação. O texto indica ainda que José amava o trabalho e nunca reclamava de cansaço, além de, como homem de fé, ter elevado a prática da virtude; sempre ter demonstrado a própria felicidade, bem como não invejava os ricos e não tinha pretensões de riqueza. Para ele, o trabalho não tinha relação com ganância, somente era um meio de sustento para a família. Posteriormente, conforme a prescrição para os judeus, ele costumava observar o descanso semanal e participar das celebrações aos sábados.

No terceiro versículo de Colossenses, é possível ver a reflexão de Paulo sobre a importância da excelência no servir, em tudo o que você se propuser a fazer na vida. O apóstolo indica no evangelho que é necessário estar com o coração voltado para Deus, em vez de buscar aprovação entre os homens. Servimos a Deus, pois Ele é o verdadeiro Senhor e Mestre.

“Tudo o que fizerdes, fazei-o de bom coração, como para o Senhor e não para os homens, certos de que recebereis, como recompensa, a herança das mãos do Senhor. Servi a Cristo, Senhor” (Colossenses 3, 23-24).

Nas palavras do padre Edemar Endringer, hoje é preciso lembrar que um trabalhador não pode ser reconhecido somente pela profissão que ele é capaz de exercer, pois ele possui dons, habilidades, e a resiliência que não são ensinados em um curso, uma formação ou uma graduação. Trata-se de valores e qualidades.

“Não se reconhece um trabalhador pela profissão que ele exerce. Mas, pelo seu caráter, por sua honestidade e pela coragem de colocar à mesa o pão de cada dia. Parabéns a você trabalhador e trabalhadora de todo tempo. Seja qual for o seu trabalho ou a sua profissão, que Deus abençoe e proteja sempre o seu trabalho. Feliz Dia do Trabalhador nesse dia primeiro de maio”, disse o padre Edemar.

A paróquia Bom Pastor Praia da Costa reza e deseja que todos os trabalhadores possam se sentir valorizados e respeitados no seu ambiente de trabalho, e sejam capazes de enfrentar desafios e crescer como pessoa a cada dia.

Para ler o texto completo publicado pelo Vaticano sobre São José Operário, esposo da Santíssima Virgem Maria, protetor dos trabalhadores, clique aqui.

Pascom Paróquia Bom Pastor

Compartilhar:

Relacionados

Outras categorias

Publicidade

Anterior
Próximo