Escuta vigilante da Palavra: Padres da Arquidiocese participam do retiro anual

Escuta vigilante da Palavra: Padres da Arquidiocese participam do retiro anual

O retiro anual dos padres da Arquidiocese de Vitória, também conhecido como retiro canônico, acontece nesta semana na Ponta Formosa, em Vitória. O padre Edemar Endringer também está no retiro que, neste ano, acontece em apenas um dia.

“Como na semana do retiro dos padres ocorreu o falecimento de Dom Luiz, o retiro foi cancelado. Então para não passar em branco, foi proposto que fosse realizado um dia de espiritualidade com os padres por áreas, sempre pegando duas áreas pastorais em três encontros”, explica padre Edemar.

Padre Edemar Endringer diz ainda, que o tema proposto para o retiro 2022 foi a escuta vigilante, profunda e delicada da Palavra de Deus para se perceber o cuidado divino na vida humana nesse momento de tamanha fragilidade pós-pandemia. O pregador do encontro é Dom Andherson Franklin.

Para fazer um retiro é necessário que haja disposições interiores como, silêncio, meditação, oração pessoal e entrega para uma revisão de vida, que no caso dos presbíteros diz respeito à renovação do compromisso ministerial assumido no dia da ordenação presbiteral.

“O retiro foi muito bom, os padres quase todos estão presentes, mas há uma percepção de que existe uma tristeza na alma das lideranças, dos padres principalmente e também do povo, nesse ano difícil de divisão política e pós-pandemia. Então é hora de aprofundar as raízes da espiritualidade na busca da Palavra para entender que, apesar de tudo, Deus está cuidando da nossa vida”, afirma o sacerdote.

O retiro anual, além de ser uma obrigação canônica, ou seja, está previsto pelo Código de Direito Canônico, cânon 276 § 2 4º, é também uma oportunidade para o crescimento espiritual dos presbíteros e para reforçar a unidade com seu bispo.

Pascom Paróquia Bom Pastor

Compartilhar:

Relacionados

Outras categorias

Publicidade

Anterior
Próximo