Homilia – Quarta-feira de Cinzas (dia de jejum e abstinência)

Homilia – Quarta-feira de Cinzas (dia de jejum e abstinência)

Apenas 40 dias nos separam da Páscoa da Ressurreição. O tempo litúrgico da Quaresma, que hoje se inicia, e a Campanha da Fraternidade nos convidam à conversão. Neste ano, o tema da campanha é “Fraternidade e ecologia integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). Em pleno Ano Jubilar, vivamos com compromisso este tempo de graça e de reconciliação com todos.

1ª Leitura (Jl 2,12-18)
Salmo 50
2ª Leitura (2 Cor 5,20-6,2)
Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)

Chegou, para nós, mais uma vez, o sério tempo da Quaresma. O período sagrado que nos prepara para a maior e mais solene de todas as festas dos cristãos: a santa Páscoa da Paixão, Morte e Ressurreição do nosso Deus e Salvador, Jesus Cristo!

Não nos esqueçamos: este período de 40 dias de penitência e combate espiritual não tem um fim em si mesmo: ele corre para a Páscoa como um rio corre para o mar. Vivamos o tempo quaresmal com os olhos, o coração e do desejo firmes na Páscoa!

Devemos entrar nesta Quarentena Santa conscientes de que somos guiados por Deus, como os israelitas nos 40 anos a caminho da Terra Prometida, com a perseverança de Moisés, nos seus 40 dias de jejum e oração sobre o Monte Sinai, com a confiança no Senhor Deus de Elias, ao caminhar para o Horeb, alimentado pelo pão do Céu, e, sobretudo, com o ânimo do nosso Senhor Jesus no Seu combate com o Diabo, logo no início do Seu ministério.

A Comunidade Cristã nasce, renasce, se revigora e revitaliza-se continuamente através de um alimento que nutre o corpo e alma: a Eucaristia. É ela, a Eucaristia, que ao nos congregar ao redor da mesma mesa e do mesmo pão, nos ensina que somos uma família de irmãos. Este Deus/homem que se fez pão para saciar nossa fome de amor deve nos tornar não apenas adoradores, mas em expressão concreta desta mesma compaixão que se doa em plenitude por nós.

O que faremos? Como viveremos esta quaresma? Como responderemos aos apelos de Deus? Ânimo! Coragem! Já é hora de colocarmos nossos pés e corações na estrada de nossa fé. Caminhemos pressurosos, movidos e atraídos pelo Amor que se entrega por nós na Cruz.

priscila

Compartilhar:

Relacionados

Outras categorias

Publicidade

Anterior
Próximo